quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Evento: Escritor angolano lança romance “Noites de vigília”, no Memorial da América Latina em São Paulo



O Memorial da América Latina recebe, em 2013, o grande escritor angolano Boaventura Cardoso, para o lançamento de seu mais novo romance, “Noites de Vigília”. O evento que acontecerá 16 de janeiro, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita,  é promovido pelo Centro de Estudos Africanos e pelo Programa de Pós Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de  Língua Portuguesa, da USP.
Na ocasião, a Profª. Ms. Sueli Saraiva, pesquisadora de literaturas africanas e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo, fará uma breve apresentação do romance. Na mesma noite também será lançado o estudo “Boaventura Cardoso, Mia Couto e a experiência do tempo no romance africano”, de Sueli Saraiva, pela Editora Terceira Margem.
Boaventura Cardoso é um dos representantes da literatura angolana contemporânea, ao lado de nomes como Luandino Vieira, Pepetela, Ruy Duarte de Carvalho e Ondjaki. Formado em ciências sociais pela Pontificia Università San Tommaso d’Aquino, de Roma, após a independência política de seu país exerceu importantes cargos administrativos e parlamentares: foi embaixador junto aos organismos das Nações Unidas sediados em Roma (FAO, PAM e FIDA); Ministro da Cultura; Governador da Província de Malanje, e é atualmente Deputado da Assembleia Nacional de Angola.
Sua carreira literária teve início no final da década de 1960 com a publicação de vários contos e poemas em jornais luandenses. É autor dos livros de conto “Dizanga Dia Muenhu”, “O fogo da fala”, “A morte do velho Kipacaça” e dos romances “O signo do fogo”, “Maio, mês de Maria”, “Mãe, materno mar”, ao qual foi atribuído o Prêmio Nacional de Cultura e Artes (2001), na categoria Literatura.
Seu quarto romance, “Noites de Vigília”, lançado no Brasil, pela Editora Terceira Margem, tem a sua ação principal centrada nos eventos ocorridos em Angola entre as históricas datas de 25 de abril de 1974, com a queda do regime fascista em Portugal, e 11 de novembro de 1975, data da independência de Angola. O escritor mais uma vez promove em sua criação ficcional uma necessária reflexão crítica sobre a sociedade angolana em seus percursos sóciopolíticos.
Serviço:
Lançamento do romance “Noites de vigília”, de Boaventura Cardoso
16 de Janeiro – quarta-feira, às 19h.
Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Mais informações: – (11) 3105-5750.



Nenhum comentário:

Postar um comentário