quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Blog da Associação 27 de Maio


OBJECTIVOS DA ASSOCIAÇÃO 27 DE MAIO

A Associação 27 de Maio nasceu à volta de um “ projecto de reflexão e diálogo “, entre Angolanos ex-militantes do MPLA- Movimento , projecto esse , centrado nos seus dois primeiros anos em torno de “ Cartas Abertas “ e “ Apelos” ao Presidente da República de Angola e aos Sobreviventes e Familiares e Amigos das Vítimas daquele processo.
Estes documentos, visaram defender a necessidade de criação de uma “Entidade Angolana independente” , à semelhança do que aconteceu noutros países , que fosse capaz de promover os objectivos que surgem agora plasmados nos Estatutos da Associação 27 de Maio.
- Defender o acesso da investigação histórica a todos os documentos constantes dos arquivos do MPLA e do Estado Angolano, relativos aos acontecimentos do 27 de Maio de 1977.
- Pugnar pela efectivação de um recenseamento de todos os cidadãos detidos, presos e executados no âmbito daquele processo.
- Defender a remoção dos restos mortais das vítimas, em todos os locais identificados com base em testemunhos.
- Defender a indemnização dos lesados naqueles acontecimentos, resultantes da actividade criminosa e ilegal do Estado.
- Defender a construção de um memorial, que honre todos quantos tombaram de forma inglória naqueles trágicos acontecimentos, independentemente do lado em que se encontravam.
- Garantir o desenvolvimento de um site na Internet que se torne um site de referência à escala internacional sobre a investigação de tais acontecimentos.
- Defender o Bom Nome e a Honra de todos os que foram criminosamente assassinados.
- Garantir que o 27 de MAIO será sempre lembrado para jamais esquecer.
A Associação será portanto uma forma legal , legítima e transparente , de pugnar por estes objectivos, e em que todos os seus membros , sem concessões a oportunismos de qualquer motivação política e eleitoralista , colaborarão na remoção das brumas de dúvida e silêncio que envolveram um dos mais significativos episódios da História da República Popular de Angola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário